quarta-feira, 20 de junho de 2012

Café: do prazer de beber a bom negócio

Poucas coisas dão mais prazer do que tomar um bom cafezinho. O brasileiro levou quase 300 anos para descobrir isso. Apesar de sustentar nossa economia por séculos, só agora o café está sendo verdadeiramente descoberto pelos consumidores brasileiros.

Esqueça o cafezinho de padaria, requentado naquela máquina metálica obsoleta, servido em copo americano, tomado com o umbigo colado no balcão. O verdadeiro café – aquele que extrai a alma do grão – deve ser tomado de preferência sentado, com calma, quase em um ritual.

Bom negócio – Feita a constatação, vem o óbvio: fazer bom café é um negócio lucrativo. Tanto para quem produz quanto para quem vende. Por isso, multiplicam-se as cafeterias, onde o produto é tratado como merece: com respeito. Hoje, o café é a terceira bebida mais consumida no Brasil. Só no ano passado, foram 6,5 bilhões de litros (o maior consumo dos últimos 40 anos). Ou seja, o cafezinho perde apenas para a cerveja, com 8,4 bilhões de litros, e – obviamente – a água. Para encher tantas xícaras, o Brasil destina 15,5 milhões das 40,6 milhões de sacas que produz (quase 40%), o que o coloca como o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=7553

Palavras chaves relacionadas: Café, Negócio

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